top of page

Artigos

1.

Terapia Cognitivo Comportamental – TCC

 

O que é a  Terapia Cognitivo Comportamental?

​A terapia cognitiva  tem como base o Modelo Cognitivo -  foco da atuação do psicoterapeuta para a melhoria dos sintomas e por consequência, dos transtornos dos clientes.

 

O Modelo Cognitivo nos mostra que, a forma de  perceber, enxergar determinadas situações, está mais relacionada com as reações emocionais e comportamentais dos indivíduos do que com a situação em si.

 

​Utilizamos o modelo cognitivo, para ajudar  os clientes a enxergarem as situações com mais clareza, ajudando-os na identificação, avaliação e resposta aos seus pensamentos automáticos disfuncionais(PAs). Uma vez observado o Modelo Cognitivo do cliente, utilizamos várias técnicas de eficácia comprovada em psicoterapia: técnicas cognitivas, comportamentais, técnicas de outras linhas terapêuticas (dramatizações - psicodrama) e outras  que possam ser de utilidade para o modelo cognitivo do cliente.

A Terapia Cognitivo-Comportamental se fundamenta numa relação terapêutica segura, com ênfase na colaboração e na participação ativa entre cliente e psicoterapeuta. Quando  orientada para metas ou objetivos específicos e resolução de problemas, dá inicialmente especial importância ao presente. Tem um tempo limitado, sessões estruturadas mas, flexíveis.

 

A que se destina?

No modelo cognitivo, o pensamento disfuncional que influencia o humor e comportamento do cliente, pode ser observado em todos os transtornos psicológicos. Nos  transtornos de ansiedade, na depressão, nos comportamentos impulsivos, problemas de relacionamento, medos , compulsões, uso de substâncias e outros. O material de trabalho da TCC, está nos pensamentos, comportamentos, nas emoções, nas respostas  fisiológicas, nas cognições, na comunicação, nas aspirações do cliente, nos seus valores, objetivos, pontos fortes, redes de apoio e em todos os recursos de que o cliente adolescente, adulto e idoso dispõe, que são cruciais para o bom desenvolvimento do processo terapêutico e para a realização dos seus objetivos com a psicoterapia.

 

Quais os benefícios da TCC?

​Com a Terapia Cognitivo Comportamental, os clientes aprendem novas habilidades de autoajuda durante a psicoterapia e são frequentemente capazes de manter o seu progresso depois da alta;

 

A TCC é  psicoeducativa, com o intuito de munir o cliente  de conhecimento sobre o seu funcionamento diante das dificuldades que enfrenta, como essas dificuldades se manifestam em forma de sintomas e como lidar com elas no dia a dia, superando o sofrimento e prevenindo a recaída;

 

O cliente  aprende a identificar, avaliar e a responder de forma mais adequada (saudável), às suas dificuldades e crenças disfuncionais, de modo que alcançará mais satisfação e bem estar no seu dia a dia.  

 

Para cumprir o que propõe, a terapia Cognitivo-Comportamental utiliza uma variedade de técnicas para reestruturar (modificar para mais funcional),  o pensamento, o comportamento e o estado de humor do cliente.

2.

A importância da terapia cognitivo-comportamental

3.

A psicoterapia Cognitivo Comportamental como recurso no tratamento da depressão

4.

Transtornos de ansiedade: compreendendo o tratamento
bottom of page